HISTÓRIA E MEMÓRIA DE QUILOMBO: RAÍZES, RELATOS DA COMUNIDADE RAMAL DE QUINDIUA EM BEQUIMÃO/MA telling a story from the knowledge of the elders of Ramal de Quindiua community of Bequimão / MA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente investigação se utiliza da história oral para analisar o processo de formação da comunidade quilombola Ramal de Quindiua no município de Bequimão, Estado do Maranhão. A partir do contato com a mesma, percebemos que os moradores, em sua maioria, pouco conhecem sobre as suas raízes, e apenas os mais velhos conseguem relatar fragmentos de histórias contadas por seus antepassados. Enfatiza os aspectos econômicos, culturais e religiosos da comunidade em questão, mantidos de forma coletiva e solidária. A metodologia aplicada se sustentou por meio de relatos orais, os quais ajudaram a rememorar e assim registrar, neste trabalho, a história de sua formação. Concluímos que a memória e a identidade são elementos importantes para a permanência dos quilombolas em suas comunidades. Por essa razão, o fortalecimento da memória coletiva de Ramal de Quindiua, por meio do registro de sua história, reforça os sentimentos de pertencimento étnico e contribui para o reconhecimento e a valorização das suas raízes socioculturais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).