HISTÓRIA E MEMÓRIA DE QUILOMBO: RAÍZES, RELATOS DA COMUNIDADE RAMAL DE QUINDIUA EM BEQUIMÃO/MA telling a story from the knowledge of the elders of Ramal de Quindiua community of Bequimão / MA

Main Article Content

Dinalva Pereira Gonçalves Pêdra Paula Pereira Gonçalves

Resumo

A presente investigação se utiliza da história oral para analisar o processo de formação da comunidade quilombola Ramal de Quindiua no município de Bequimão, Estado do Maranhão. A partir do contato com a mesma, percebemos que os moradores, em sua maioria, pouco conhecem sobre as suas raízes, e apenas os mais velhos conseguem relatar fragmentos de histórias contadas por seus antepassados. Enfatiza os aspectos econômicos, culturais e religiosos da comunidade em questão, mantidos de forma coletiva e solidária. A metodologia aplicada se sustentou por meio de relatos orais, os quais ajudaram a rememorar e assim registrar, neste trabalho, a história de sua formação. Concluímos que a memória e a identidade são elementos importantes para a permanência dos quilombolas em suas comunidades. Por essa razão, o fortalecimento da memória coletiva de Ramal de Quindiua, por meio do registro de sua história, reforça os sentimentos de pertencimento étnico e contribui para o reconhecimento e a valorização das suas raízes socioculturais.

Article Details

Como Citar
GONÇALVES, Dinalva Pereira; GONÇALVES, Pêdra Paula Pereira. HISTÓRIA E MEMÓRIA DE QUILOMBO: RAÍZES, RELATOS DA COMUNIDADE RAMAL DE QUINDIUA EM BEQUIMÃO/MA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, p. 199-223, dez. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/486>. Acesso em: 19 set. 2020.
Seção
Caderno Temático