MOVIMENTOS NEGROS E O DIREITO À EDUCAÇÃO: DAS LUTAS PELO ACESSO À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

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Leonardo Lacerda Campos
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o direito à educação nas Constituições brasileiras a partir de uma perspectiva étnico-racial, destacando o papel dos Movimentos negros ao cobrar do Estado medidas capazes de combater as desigualdades raciais que compõem a sociedade brasileira principalmente por meio da implementação das Políticas de Ações Afirmativas. Procurou-se discutir o modo como a universalização do Ensino Público, incluiu e/ou excluiu determinado grupos que compõem a sociedade brasileira. Destaca a pertinência de medidas eficazes específicas para garantir o acesso e/ou a permanência da população negra no sistema educacional, assim como de debates sobre o lugar do negro e da cultura negra nos currículos escolares.

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Como Citar
Campos, L. L., & de Campos Tebet, G. G. (2018). MOVIMENTOS NEGROS E O DIREITO À EDUCAÇÃO: DAS LUTAS PELO ACESSO À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 355–380. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/463
Seção
Caderno Temático