O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO E O COMBATE AO RACISMO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/UENF) em sua trajetória, compreendendo-o como espaço de formação para a educação das relações étnico-raciais e combate ao racismo em suas múltiplas formas. Descreveremos aspectos importantes da experiência acumulada desde a sua fundação em março de 2012, destacando os eventos comemorativos dos aniversários ocorridos entre 2013 e 2021. Percebemos que o NEABI-UENF tem sido um espaço importante de (in) formação e inserção na luta antirracista, no combate ao racismo estrutural e institucional, não somente na universidade na qual está inserido, mas nas regiões Norte e Noroeste Fluminenses.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).