MOTIVAÇÃO PARA VOLUNTARIADO: TRAJETÓRIA DE UMA ATIVISTA NEGRA

Conteúdo do artigo principal

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira
Simone Costa Nunes

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a trajetória e os motivos de uma ativista negra para ser uma defensora dos direitos humanos. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, tipo descritiva. Em termos teóricos, o enfoque recaiu sobre a motivação para o voluntariado e a interseccionalidade. O estudo permite refletir sobre as relações raciais no Brasil e a importância dos direitos humanos e do ativismo, uma vez que há vários direitos amplamente negligenciados, a exemplo, a desigualdade de gênero e de raça.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, C. A. A., & Nunes, S. C. (2021). MOTIVAÇÃO PARA VOLUNTARIADO: TRAJETÓRIA DE UMA ATIVISTA NEGRA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 307–328. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1158
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Linha de pesquisa: Pessoas, Trabalho e Sociedade: Diversidade nas organizações. Grupo de Pesquisa GEDI- Grupo de Estudos de Gestão, Diversidade e Inclusão, Pesquisadora da PUC MINAS.Possui graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) no curso de farmácia e bioquímica. Tem especialização em administração de serviços de saúde e saúde pública (UNAERP), MBA em Gestão de Organizações Hospitalares e Serviços de saúde (FGV) e Assistência Farmacêutica no SUS(UFSC). Foi analista de gestão e farmacêutica da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA .Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em administração ,interação medicamentosa e pesquisa.Supervisora de estágio curricular e não curricular.

Simone Costa Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorado (2007) e Mestrado (1999) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas áreas de Novas Tecnologias Gerenciais e Organizações e Recursos Humanos, respectivamente; Graduação em Administração (1990) pela Faculdade de Ciências Gerenciais/UNA. Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (desde 1998) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/PUC Minas (desde 2008). Líder do GEDI / CNPq ? Grupo de Estudos em Gestão, Diversidade e Inclusão (desde 2017). Líder do tema 2 - Competências, da divisão GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, EnANPAD 2019. Editora Associada da RAM - Revista de Administração Mackenzie, na área de Gestão Humana e Social nas Organizações (desde 2019). Coordenadora do PCRH - Programa de Capacitação de Recursos Humanos, FAPEMIG (2017-2019). Membro do Conselho Editorial da Revista Economia & Gestão (2015-2017).