PRECISAMOS FALAR SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO

Conteúdo do artigo principal

José Luiz Xavier Filho

Resumo

A pesquisa traz como objetivo analisar as possibilidades do professor em sala de aula para o entendimento e aplicação da Lei n. 10.639/2003 e a história e a cultura afro-brasileira, de modo a articular com o Livro Didático a expressar resultados que se processam com turmas de Ensino Fundamental dos Anos Finais.  Propõe também abordar a cultura, e nesse contexto, as religiões de matriz africana, na percepção de significados dessa matriz na construção do ser brasileiro, em reflexão que se volte a formação dos estudantes nesse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa documental, recorrendo ao método observacional que traz como estudo de caso, focado no conteúdo programático a seguir de uma sequência de livro didático, que foram articuladas com as observações de professores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier Filho, J. L. (2021). PRECISAMOS FALAR SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 287–302. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1122
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Luiz Xavier Filho, Prefeitura Municipal da Lagoa dos Gatos - PE

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI (2020). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Quilombo, História Oral, Identidade, Memória e Religiões de Matriz Africana.