Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em sua vigésima nona edição, composta por 9 artigos do Dossiê Temático "A importância das Comissões de Heteroidentificação para a garantia das Ações Afirmativas destinadas aos Negros e Negras nas Universidades Públicas Brasileiras" organizado pela Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques (UFMS), bem como 3 artigos e 2 resenhas de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil.

O dossiê apresenta algumas experiências adotadas pelas comissões de heteroidentificação das universidades públicas brasileiras. Foi proposto pelo Grupo de Trabalho em Educação e Relações Étnico-Raciais (GT 21- Gestão 2017-2019), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). A maioria dos autores são pesquisadores e membros do GT21 e da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) que participaram do I Seminário sobre as Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras e a atuação das comissões verificadoras de autodeclaração na graduação das IES pública e a I Oficina de capacitação sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo para docentes, servidores administrativos e membros de comissões/bancas verificadoras de autodeclaração em atendimento a nova Orientação Normativa n. 04 de 06 de abril de 2018, para a atuação em concursos públicos no período de 20/08 a 31/09 de 2018, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, em Campo Grande - MS.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a.

Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial

Anna M. Canavarro Benite (UFG)

Cintia Camargo Vianna (UFU)

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (FAVENORTE)

José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

 

Publicado: 2019-09-02

APRESENTAÇÃO

Anna M. Canavarro Benite, Cintia Camargo Vianna, Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo, José Antonio Novaes da Silva Baruty

01-03

PREFÁCIO

Nilma Lino Gomes

08-14

POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM CURSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS E A IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO GERAL DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Aline dos Anjos Rosa, Fabiana Corrêa Garcia Pereira de Oliveira

57-77

POLÍTICA DE COTAS E BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UFMS: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO

Carina Elisabeth Maciel, Samanta Felisberto Teixeira, Lourival dos Santos

78-93

A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NOS PROCESSOS DE BANCAS DE VALIDAÇÃO DE AUTODECLARAÇÃO

Lucimar Rosa Dias, Laura Ceretta Moreira, Ana Elisa de Castro Freitas

115-135

Carta de Campo Grande-MS

GT21 – Educação e Relações Étnico-Raciais

INFLUÊNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS MATRIZES AFRICANAS NA CULTURA BRASILEIRA E A QUESTÃO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Jose Geraldo Rocha, Rosane Cristina Oliveira, Marcos Vinicios Pinto Alves

198-213

COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Valmir Teixeira Araujo, Cicilia Maria Krohling Peruzzo

214-230