A DIMENSÃO RACIAL NAS POLÍTICAS URBANAS E HABITACIONAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo investiga como dimensão racial é incorporada pelo planejamento urbano paulistano, com foco nas políticas públicas que tratam do direito à moradia. Buscaremos, através da análise dos Planos Municipais De Habitação (PMH) de São Paulo (2009-2024), identificar se a especificidade racial dos sujeitos foi considerada no processo de formulação das políticas habitacionais municipais, conforme prevê as normativas federais, tais como a Política Nacional de Habitação (2004) e o Estatuto da Igualdade da Racial (2010). As análises documentais permitem concluir que, apesar da negação do direito à moradia e à cidade atingir de forma mais intensa as regiões da cidade ocupadas majoritariamente pela população negra, que a dimensão racial não aparece como uma variável importante no desenvolvimento da política habitacional paulistana.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).