RESISTÊNCIA E REEXISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NO FEMINISMO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho pretende discutir, a partir de relato etnoautobiográfico e de postagens em grupos feministas no facebook, o discurso de mulheres multirraciais e trazer, também, ao cerne da questão um debate importante, em voga nos últimos anos, que é sobre o lugar de fala. Há posicionamentos ideológicos dentro desses grupos, modelados por mulheres brancas, de que não deveria se discutir as subjetividades, advindas da experiência racial do mulherio. Por outro lado, muitas mulheres negras se posicionam de forma contrária, por acreditarem, através de suas experiências, que a sociedade racista e machista impõe obliterações dos seus corpos negros, imprimindo-lhes caráter de modelação social. Este trabalho busca, portanto, provocar uma reflexão sobre os papeis sociais exercidos por distintas mulheres, criando um possível elo entre suas diferentes perspectivas ideológicas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).