FÍSICOS NEGROS: PROMOVENDO A DIVERSIDADE POR MEIO DE ASSOCIAÇÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Comunidade de Física Brasileira exerce papel central nos programas prioritários da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia, mas sofre com as limitações impostas pelas desigualdades raciais que marcam a sociedade brasileira. Neste trabalho discuto a atuação das associações de físicos negros no Brasil e no mundo como uma estratégia eficaz para o enfrentamento das desigualdades raciais e racismo nas áreas das Ciências. É discutido o mapeamento dos físicos negros no Brasil e a sub-repesentação destes negros na esfera acadêmica e profissional, em que pelo menos metade dos físicos não estão congregados em nenhuma das associações tradicionais das carreiras em Física. Os esforços de associações e encontros brasileiros de físicos e cientistas negros foram identificados pelo interesse comum na democratização e aumento da diversidade do ensino superior e oportunidades oferecidas pela carreira de Físico. Em colaboração com os movimentos sociais negros, esses encontros e associações, buscam revelar novos talentos, motivar estudantes negros a ingressarem na carreira de física e combater estereótipos da profissão. Essas organizações de físicos e cientistas negros demonstram grande expectativa em acelerar ou antecipar resultados de programas nacionais de inclusão de negros com as Ações Afirmativas, promover a circulação, visibilidade e empoderamento de negros na Física, superando com isso a subalternidade e invisibilidade dos negros nas carreiras físicas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).