PROJETO AFROCIENTISTA UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO COLUN-UFMA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ações desenvolvidas no Projeto Afrocientista - 2022 pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão- Neab/UFMA no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão - COLUN-UFMA. Descrição e análise das atividades previstas no Plano de Trabalho do Neab-UFMA, aprovado pela gestão nacional do Projeto e executadas de maio a novembro de 2022. São apresentadas as impressões dos estudantes negros e negras, constantes nos murais digitais que foram produzidos ao longo do Projeto, para registro das considerações, inquietações e percepções dos alunos e alunas. A partir das informações coletadas, foi possível concluir que as ações realizadas possibilitaram o acesso a conhecimentos que contribuíram para uma análise do racismo enquanto estrutura marcante das desigualdades na sociedade brasileira e a importância de acesso ao espaço acadêmico como enfrentamento e superação das desigualdades raciais. Com isso, é possível afirmar que alcançamos os objetivos do Projeto, colaborando no fortalecimento da identidade negra dos estudantes, projetando a crença na capacidade deles de superar desafios e alcançar suas metas, constituindo-se assim em referência positiva em suas comunidades.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).