UMA HISTÓRIA AFIRMATIVA. AS COTAS RACIAIS 20 ANOS DEPOIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa retratar e refletir sobre o processo de construção e desdobramentos sociais das políticas de cotas raciais nas universidades estaduais no Rio de Janeiro. Na primeira parte do artigo daremos ênfase às questões sócio históricas abordando as tensões causadas pela implementação das ações afirmativas. Já no segundo momento, o texto refere-se aos impactos e desdobramentos das cotas que se estabilizaram como políticas de Estado, após o Supremo Tribunal Federal ter declarado, por unanimidade, a sua constitucionalidade. Por fim, traremos um panorama sobre os dados inclusivos dos programas de cotas raciais, bem como os desafios dessas medidas que se tornaram as maiores políticas de democratização do acesso às instituições de ensino superior no Brasil.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).