RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ENTRE PRÁTICAS E DISCURSOS ACERCA DA [IN] DISSOCIABILIDADE ENTRE OS CONHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ – BRASIL

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Taylon Silva Chaves
Raquel Amorim dos Santos

Resumo

Este artigo analisa a [in] dissociabilidade entre os conhecimentos socioculturais e o currículo da Educação Escolar Quilombola em comunidades do nordeste do Pará. O estudo é de abordagem qualitativa com aplicação de questionário. Os dados são tratados a partir do dialogismo discursivo de Bakhtin (2010) e bibliografia especializada acerca da temática étnico-racial. Os resultados apontam a diversidade dos conhecimentos socioculturais das comunidades quilombolas, a invisibilidade da Lei n.º 10.639/2003, a ausência do currículo da Educação Escolar Quilombola e a atuação efetiva das associações de remanescentes quilombolas na realização de eventos culturais e religiosos com a finalidade de manter viva a tradição. Conclui-se serem necessárias mudanças efetivas nas formas de organizar o trabalho pedagógico, pois é a partir desse movimento que será possível fortalecer as identidades e garantir a cidadania dos povos quilombolas.

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Como Citar
Silva Chaves, T., & dos Santos, R. A. (2021). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ENTRE PRÁTICAS E DISCURSOS ACERCA DA [IN] DISSOCIABILIDADE ENTRE OS CONHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ – BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 428–455. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1178
Seção
Artigos