INIQUIDADES RACIAIS EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: este artigo tem como objetivo trazer o conceito de iniquidade racial e analisar as iniquidades raciais e sua interferência nos determinantes sociais de saúde da população negra no contexto do SUS. O método utilizado foi de revisão integrativa da literatura brasileira, realizada entre fevereiro e julho de 2020, utilizando a base da Biblioteca Virtual de Saúde. Os principais resultados obtidos evidenciam a manifestação do racismo em diferentes segmentos, que criam barreiras e dificultam o acesso a saúde, implicando na qualidade e expectativa de vida da População Negra. Compreende-se que o racismo produz desigualdades e iniquidades que permeiam toda a sociedade, através de práticas discriminatórias, falta de acesso à saúde e o esvaziamento de políticas públicas, ressaltando também para a necessidade de mais estudos sobre a temática.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).