Une conversation ritualisée à travers les vissungos : origine et développement de la plateforme Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante

Contenu principal de l'article

Luciano Mendes de Jesus
Sayonara Sousa Pereira

Résumé

Cet article présente une synthèse du développement de la plateforme de recherche et de la création artistique “Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante” autour de la recherche des relations créatives entre la culture noire traditionnelle et les arts de la scène contemporains, à travers des études pratiques et théoriques sur éléments performatifs et sonore-musicaux présente dans les vissungos, chansons afro-brésiliennes d’occurrence au nord de Minas Gerais, dans la région de Alto Jequitinhonha.


Mots-clés: Théâtre. Musique. Culture afro-brésilienne. Tradition. Contemporanéité


 


 

Renseignements sur l'article

Comment citer
Jesus, L. M. de, & Pereira, S. S. (2019). Une conversation ritualisée à travers les vissungos: : origine et développement de la plateforme Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 11(Ed. Especi), 45–72. Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/709
Rubrique
Caderno Temático
Biographie de l'auteur-e

Sayonara Sousa Pereira, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes - ECA - USP

É Professora Doutora-RDIDP-MS3-D2 no Departamento de Artes Cênicas - da Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo - ECA/ CAC/ PPGAC - USP. Orientadora de Mestrados e Doutorados. Vice-coordenadora do PPGAC-ECA-USP. Membro Titular no: Conselho de Graduação do Departamento de Artes Cênicas , e Editora colaboradora da Revista Sala Preta do PPGAC-ECA/USP. Realizou 2o Pós-Doutorado (2015-2016) no Departamento de Theaterwissenschaft da FREIE UNIVERSITÄT BERLIN-Alemanha com bolsa BPE da FAPESP. Realizou 1o Pós-Doutorado (2007-2009) junto ao Instituto de Artes da UNICAMP, período que atuou como professora-colaboradora, e também realizou estágio pós-doutoral na Alemanha, ambos como bolsista da FAPESP. É Doutora em Artes-Dança pela UNICAMP/2007 (Bolsista FAPESP). Licenciada em Pedagogia da Dança pela HOCHSCHULE FÜR MUSIK-TANZ / KÖLN (2003). A convite da coreógrafa Susanne Linke, foi guest-student na FOLKWANG HOCHSCHULE- Essen (1985), escola dirigida, na ocasião, por Pina Bausch. Na cidade de Essen - Alemanha, fixou sua residência entre 1985 e 2004, onde trabalhou com profissionais de diferentes áreas artísticas . Integrou o Tanztheater Christine Brunel - Essen (1985-1993), além de ter dançado e dirigido suas próprias produções como coreógrafa independente a partir de 1991. Em 2004 recebeu do DAAD-Bonn (Deutscher Akademischer Austauchedinst/ German Academic Exchange Service-Bonn) um Stipendium para realizar pesquisa acadêmica no Brasil por 18 meses. É também coreógrafa, e consultora para projetos em dança, e dança-educação,onde 2007-2012, participou do projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (São Paulo faz Escola) escrevendo para os Cadernos do Professor e do Aluno: ARTE Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- as atividades para a disciplina DANÇA - em todas as series do Ensino Fundamental II e Médio. É autora dos livros :- Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO - 2010/ Editora: Annablume, e Trajetórias em construção: escritos cênicos dos pesquisadores do LAPETT-2016/Editora Prismas. Na Universidade de São Paulo Dirige o LAPETT - Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades - ECA-USP ( Grupo de Pesquisa com Certificação do CNPq e da ECA-USP) . Sua pesquisa transita entre o processo criativo de obras cênicas com temáticas contemporâneas, estudos sobre as memórias gravadas e inscritas no corpo do interprete, a transmissibilidade de obras cênicas, e a análise de gestuais, em associação com elementos encontrados no Tanztheater.