"M'BALA: DESCOLONIZANDO A HISTÓRIA AFRICANA - FILME: EM NOME DE CRISTO
Contenu principal de l'article
Résumé
O cinema é a sétima arte e a arte de estimular o imaginário, através dele na ficção, projeção de imagens e sons, busca-se entretenimento. No entanto, os cineastas africanos buscam, com a cinematografia, denunciar as manobras utilizadas para desumanizar as populações africanas e dessa forma promovem a descolonialidade do conhecimento e do saber no que tange ao continente africano. Ainda mais, trabalhar com a memória coletiva no sentido de desaliená-la de uma história africana narrada na ótica ocidental. São criativos porque explicitam as condições desumanas que a África foi tratada com gêneros que transitam pela comédia, e também pelo drama, musicais e romances ao quais não serão tratados aqui. Não é comum utilizar imagens em resenhas, mas essas têm a finalidade de tornar conhecida não apenas a obra, mas o cineasta. Iniciarei descrevendo brevemente a biografia do autor, seguindo para a narrativa do filme Em Nome de Deus e a proposta de debate tangível à contradição entre a religiosidade africana e a exógena. A segunda, desestruturando de forma nefasta as populações africanas, no caso do filme, o charlatanismo, o fanatismo e o poder.
Renseignements sur l'article
Declaración de Derecho Autoral
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License CC-BY 0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos y a aumentar impacto y cita del trabajo publicado (Vera El Efecto del Acceso Libre).