RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO (1987-2006): DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CULTURA NEGRA NAS PRÁTICAS ESCOLARES

Contenu principal de l'article

Kátia Evangelista Regis

Résumé

Este artigo aborda resultados de doutorado que sistematizou e analisou os principais temas discutidos em teses e dissertações sobre relações étnico-raciais e currículos escolares, realizadas em programas de pós-graduação em Educação. Identificamos 187 estudos sobre relações étnico-raciais e Educação. Dentre eles, selecionamos os 51 trabalhos que versaram sobre relações étnico-raciais nos currículos. Recuperamos 29 estudos, nos quais utilizamos os referenciais da análise de conteúdo, por meio da análise categorial (BARDIN, 2008). Como resultado, agrupamos as pesquisas em 4 categorias: a) o negro nos livros didáticos; b) relações étnico-raciais no currículo em ação; c) estereótipos, preconceito racial e discriminação racial no cotidiano escolar e d) o ensino da história e cultura dos africanos e dos negros brasileiros nos currículos escolares. Este texto refletirá sobre a última categoria, discutindo os desafios para a inclusão da cultura negra nas práticas curriculares.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Regis, K. E. (2011). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO (1987-2006): DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CULTURA NEGRA NAS PRÁTICAS ESCOLARES. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 2(5), 139–154. Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/342
Rubrique
Dossiê Temático