NEGRICE, NEGRITUDE, NEGRITICE: CONCEITOS PARA A ANÁLISE DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NOS ROMANCES O MUNDO SE DESPEDAÇA, DE CHINUA ACHEBE, E CHORAI, PÁTRIA AMADA, DE ALAN PATON

Contenu principal de l'article

José Endoença Martins

Résumé

Associados às metáforas Ariel, Calibã e Exu, os conceitos Negrice, Negritude e Negritice são utilizados na análise das personagens Nwoye, Okonkwo e Akunna do romance O Mundo se Despedaça, de Chinua Achebe (1983), e Absalom, John e Stephen da narrativa Chorai, Pátria Amada, de Alan Paton (1988). A identidade assimilacionista de Nwoye e Absalom é visível na associação com a Negrice e Ariel, quando assumem valores europeus ao desejarem o cristianismo (Nwoye) e a vida em Johannesburg (Absalom); a identidade nacionalista de Okonkwo e John acontece na sua vizinhança à Negritude e Calibã, quando reafirmam o culto aos ancestrais (Okonkwo) e a defesa dos mineiros negros (John); por fim, a identidade catalista e Akunna e Stephen acontece na aliança com Negritice e Exu, ao mediarem as relações entre as religiões do clã e inglesa (Akunna) e a melhoria da aldeia negra (Stephen).

Renseignements sur l'article

Comment citer
Martins, J. E. (2010). NEGRICE, NEGRITUDE, NEGRITICE: CONCEITOS PARA A ANÁLISE DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NOS ROMANCES O MUNDO SE DESPEDAÇA, DE CHINUA ACHEBE, E CHORAI, PÁTRIA AMADA, DE ALAN PATON. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 1(2), 195–216. Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/297
Rubrique
Artigos