PROJETO “COM CIÊNCIA NEGRA” SABERES, PRÁTICAS E FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES REFLEXÕES SOBRE A AUTOESTIMA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS
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Résumé
Este artigo relata a experiência do Projeto “Com Ciência Negra – saberes, práticas e filosofias africanas e afrodescendentes”, desenvolvido pelo NEAB – CEFET – MG Campus Curvelo, durante o ano de 2022, no âmbito do Projeto Afrocientista. A parir da metodologia da pesquisa-ação, o Projeto buscou contribuir para dirimir a desindentificação dos estudantes negros e negras com as áreas de ciência e de tecnologia, denunciando o caráter eurocentrado dos currículos escolares e acadêmicos, problematizando o apagamento dos saberes e conhecimentos produzidos por pessoas negras, africanas e afrodescendentes. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se que alguns estudantes mantinham uma postura de silenciamento e apagamento voluntário, indicando problemas relacionados à autoestima rebaixada e uma autoimagem subalternizada. A partir das contribuições de dois importantes intelectuais negros, Frantz Fanon e Carter Woodson, buscou-se a compreensão dessa conduta relacionando-a aos processos de negação e inferiorização epistêmica dos sujeitos negros e negras reproduzidos historicamente pelas instituições sociais, sobretudo, a escola e que são introjetados na subjetividade dos jovens estudantes. Conclui-se pela importância da manutenção e do fortalecimento de iniciativas como o Projeto Afrocientista, entendido como uma proposta de ação afirmativa da identidade negra no espaço escolar /acadêmico, que vem contribuir na luta contra o racismo em suas diferentes manifestações, sobretudo, no campo epistêmico.
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