O “BRANCO NA BRANQUITUDE” E O “BRANCO ANTIRRACISTA”

Conteúdo do artigo principal

Leonildo Severino da Silva
Emanuelle Freitas Góes

Resumo

Este ensaio baseia-se numa revisão conceitual da branquitude enquanto categoria analítica dos estudos que envolvem as relações raciais e a construção da identidade racial branca. O termo branquitude é cunhado diante das relações raciais, em especial frente a uma ideologia do branqueamento e formas de eugenia, que confere ao branco um modelo ideal de “ser humano”. Nessa conjuntura de poder dos brancos em relação aos negros a humanidade passa a ser dividida entre raças hierarquicamente postas para manutenção de um privilégio branco. O conceito agrega uma virada paradigmática nos estudos raciais que colocam em evidência a construção racial da branquitude historicamente silenciada diante do papel do branco na construção de uma sociedade hierarquizada. No entanto, essa constituição da identidade branca pode ter outras construções como uma branquitude crítica implicada num branco antirracista que o desloca para uma zona fronteiriça de conflitos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Severino da Silva, L., & Freitas Góes, E. (2021). O “BRANCO NA BRANQUITUDE” E O “BRANCO ANTIRRACISTA”. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(35), 521–533. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/848
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Leonildo Severino da Silva, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutorando em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA na área de concentração das Ciências Sociais em Saúde, Enfermeiro Obstetra na Maternidade Climério de Oliveira - UFBA, Mestre em Enfermagem pela UFBA. E-mail: leonildo.silva@ufba.br, leonildo.silva@ebserth.gov.br, Salvador-BA, Brasil.

Emanuelle Freitas Góes, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Pós-doutorado em Saúde Pública pelo CIDACS-Fiocruz. Doutora em Saúde Pública com concentração em Epidemiologia (ISC/UFBA). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2004).