Editorial: Afrocientistas e Promoção de Igualdade Racial

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Paulo Silva
Neli Rocha

Resumo

Receba nossa edição da Revista ABPN do Caderno Temático “Afrocientista: Juventudes Negras e a Educação Científica pautada nas questões étnico-raciais” como fruto de muita perseverança e trabalho coletivo. Edição com ênfase dada ao Projeto Afrocientista, datado de 2018 sob realização da ABPN com a parceria do Instituto Unibanco (IU). O projeto possui como público-alvo jovens negros e negras das escolas públicas brasileiras, que possuem acesso à meios virtuais das redes sociais.


Saudamos as organizadoras, a equipe de pareceristas e às autoras e autores dos artigos que seguem por levar a termo tarefa de tamanha importância para a ABPN. Reforçando a importância do sentido de comunidade tão caro para as culturais ancestrais, segue aqui o resultado da atuação de intelectuais da comunidade acadêmica negra contemporânea em sua potência criativa e perspicácia.


Boa leitura!!  

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, P., & Rocha, N. (2023). Editorial: Afrocientistas e Promoção de Igualdade Racial. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 1–7. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1513
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Paulo Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Pós-Doutorado em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014). É professor, desde 1995, da Universidade Federal do Paraná, onde atua, desde 2017, como Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR). Tem larga experiência em pesquisas em rede, com atuação como pesquisador ou como coordenador em projetos regionais nacionais (entre os quais Educação e relações ético-raciais: o Estado da Arte, 2015-2018) e internacionais (entre os quais Racismo e Discurso na América Latina, 2005-2010).Tem também experiência na gestão de ciência e tecnologia, foi coordenador do DINTER PPGE-UFPR/UFAC (2017-2018), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice-coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2010-2012), Segundo Secretário da ANPED (2019-2021), é Coordenador Institucional na UFPR do Programa de Apoio a Inclusão Social em Atividades de Pesquisa e Extensão Universitária (2006- atual) e é coordenador do Projeto de Internacionalização da UFPR "Relações de Poder, Assimetrias e Direitos Humanos" no CAPES-PRINT. É fundador e editor da Journal of African and Afro-Brazilian Studies; foi da equipe de editores da revista da ABPN (2017-2018) e assumiu em dezembro de 2022 como editor da revista; foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), período no qual a revista ascendeu para a classificação como A1 na avaliação Qualis da CAPES. É conferencista, tendo proferido palestras e conferencias em 43 Universidades brasileiras das 5 regiões do país; em universidades na Itália (Universidade de Pavia e Universidade de Palermo); no México (Universidade Nacional Autônoma do México; Universidade Autónoma Metropolitana e Instituto Nacional de Antropologia e história); na Espanha (Universidade Pablo Olavide de Sevilha); no Chile (Universidade de Talca); em Camarões (Universidade Yaoundé I e Universidade de Bamenda); em Moçambique (Universidade Eduardo Mondlaine e Centro Cultural Brasil-Moçambique), em Cabo Verde (Universidade de Cabo Verde) e nos EUA (Universidade do Texas em Austin; Universidade Purdue; Universidade de San Antonio e Universidade do Nebraska em Omaha), entre as quais quatro conferências de abertura em congressos; três aulas magnas em programas de pós-graduação e uma em lançamento nacional do Prêmio Jovem Cientista do CNPQ. Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) e no Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo (NAPP Igualdade Racial). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, políticas afirmativas, educação em direitos humanos, construção social da infância, políticas para a infância.    

Neli Rocha, Universidade Federal do Paraná UFPR

Graduada em Ciências Sociais- Sociologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Educação na UFPR (2021). Investigadora-visitante no Centro de Estudos Sociais pela Universidade de Coimbra - Portugal/Europa (2017). Investigadora-visitante no Centro de Estudos Africanos pela Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo-Moçambique/África (2017-2019). Docente-Conteudista e Docente Ensino de graduação à distância UNINTER (2019-2021). Docente-Conteudista na Faculdade Dom Bosco (2020-2021). Produção Executiva do XI Congresso Nacional de Pesquisadoras/es Negros/as - XICOPENE (2020-2021). Tutora à Distância no Curso Pré Pós NEAB/UFPR (2021). Docente em Especialização de Saúde Mental e Família na Instituição UNIBagozzi/PR (2022). Supervisão Pedagógica EaD Semestre Zero UFPR (2022). Coordenação de Tutoria à Distância no Curso Pré Pós NEAB/UFPR (2022). Equipe avaliação - Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa - Ciências e Tecnologias em Perspectiva com os Saberes Afro-Brasileiros (2022). Docente conteudista UNIBRASIL (2023). Coodenadora Projeto CRESPURA: Beleza Negra sem Química (2021-2013)