PERIÓDICOS EN LA HISTORIA DE PARAÍBA COMO ELEMENTO CONSTRUCTIVO DE UN CURRÍCULO ANTIRACISTA

Contenido principal del artículo

Alba Cleide Calado Wanderley
Andrea Maria da Silva Lima

Resumen

El artículo apunta a los periódicos impresos como recurso metodológico en la enseñanza de la Historia de Paraíba, apuntando a un currículo antirracista en la perspectiva de los Estudios Culturales desde la lectura de imágenes y temas periodísticos de Paraíba. Los resultados de la investigación muestran la invisibilidad de la población negra en las columnas sociales, políticas y económicas de los periódicos impresos. En este sentido, el trabajo propone una mirada sensible al proceso que concierne a los sujetos, que empiezan a tener otra connotación didáctica. De esta manera, los docentes, en la perspectiva afrocéntrica, problematizan, revelan y valoran el rol de la población negra a través de la identidad, ascendencia, memoria, fenotipo, lenguaje, entre otros. En consecuencia, se resignifica la invisibilidad de la historia no revelada u omitida en los periódicos impresos de Paraíba.


 


 

Detalles del artículo

Cómo citar
Wanderley, A. C. C., & Lima, A. M. da S. (2021). PERIÓDICOS EN LA HISTORIA DE PARAÍBA COMO ELEMENTO CONSTRUCTIVO DE UN CURRÍCULO ANTIRACISTA. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 13(36), 259–283. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1225
Sección
Dossiê Temático
Biografía del autor/a

Alba Cleide Calado Wanderley, Universidade Federal da Paraiba

Possui graduação em Licenciatura em História (2000), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2009) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professora do Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da UFPB. Tem experiência na área de História e Sociologia, atuando principalmente em estudos, projetos de extensão e de pesquisas sobre as questões das relações étnico-raciais na educação, identidade, irmandades, etnografia, Ensino de História, Literatura infantil-afro-brasileira e Movimentos Sociais Negros. Membro da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros). Coordenadora do grupo de estudos GEINCOS e da Brinquedoteca do Centro de Educação, UFPB.

Andrea Maria da Silva Lima, Universidade Federal da Paraiba

  • Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2020), Campus I, UFPB - João Pessoa. Possui experiência na área da educação através da iniciação à docência como monitora em Sociologia da Educação I e II - PIBID|PRG|UFPB (2019-2020), assim como participou de atividades na extensão universitária - PROBEX|PRAC|UFPB (2017 - 2018), em projetos com temáticas relacionadas a etnia e identidade. Bolsista e voluntária de projetos de Iniciação Científica -PIBIC/PIVIC|CNPq/UFPB (2016-2018), com trabalhos na área da produção do conhecimento que problematiza as relações étnico-raciais. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente participa do Grupo de Estudos Formando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (GEINCOS), linha de pesquisa Estudos Culturais e Educação.