Em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ, convidamos pesquisadores/as, movimentos sociais, coletivos, artistas, militantes e ativistas com atuação no campo das relações étnico-raciais para a submissão de textos para o caderno temático da ABPN intitulado “Racismo, Reparação e Futuridade nos Estudos Étnico-Raciais”.

 Pioneiro no país no desenvolvimento de pesquisas sobre raça, racismo e antirracismo a partir de uma perspectiva interdisciplinar, desde sua primeira turma, em 2011, o PPRER vem contribuindo para a formação de conhecimento socialmente relevante na área das relações étnico-raciais. Inicialmente com um número significativo de pesquisas voltadas para a implementação da lei 10.639/2003 e para a educação antirracista, o programa tem ampliado suas temáticas as quais atualmente abrangem áreas como o Direito, a Moda, as Artes, o Jornalismo, as Identidades, a Saúde, entre outras. Este fato é fruto do amadurecimento do programa e do diálogo que sempre estabeleceu com a sociedade e com os movimentos sociais, fazendo pontes entre a militância, o ativismo e a academia. Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no PPRER vêm forjando conhecimentos e saberes comprometidos com uma justiça epistêmica, valorizando e reconhecendo as lutas históricas dos movimentos negros.

 Após esses 10 anos de existência, faz-se necessário revisitar o que foi feito e o que vem sendo pensado em torno das relações étnico-raciais para construir os próximos passos. Tal como nos ensina o conceito de Sankofa, o olhar para trás faz-nos conhecer as heranças e legados desse tempo, a fim de construir futuros melhores. Quais seriam as novas reparações a serem feitas considerando que o PPRER tem um lastro de conexão entre movimentos sociais e academia? Quais futuros gostaríamos de ver tornados realidade? Como as intelectualidades negras e indígenas contribuem para uma justiça epistêmica e reparações históricas na academia? Que tipo de inovações seremos capazes de imaginar/praticar? Como a educação/prática antirracista inventa novos mundos em um mundo que passou(passa) por uma pandemia? Como construir uma democracia plena, que contemple os saberes e direitos das populações negras e indígenas?

 

Os trabalhos deverão ser encaminhados até o dia 15 de julho de 2022 para o e-mail dossie10anospprer@gmail.com, a fim de que sejam submetidos ao Comitê Técnico-Científico. Os textos podem ter caráter teórico ou empírico no formato de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiência, depoimentos, entrevistas, histórias de vida, entre outros. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusiva dos/as autores/as, que devem observar princípios éticos e de direitos autorais. Os trabalhos completos deverão estar dentro das normas da Revista da ABPN. Os pareceres serão emitidos até agosto de 2022, com publicação prevista para 31/10/2022.

 

Atenciosamente, 

Revista da ABPN.