Cinema-going of the black Brazilian population in the first half of the 20th century

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Rodrigo Fagundes Bouillet

Abstract

Informado pelos estudos do pós-emancipação, pela crítica à historiografia clássica do cinema brasileiro e pela perspectiva do New Cinema History, o artigo tem como objetivo fazer alguns apontamentos sobre relações raciais através de experiências de “ida ao cinema” da população negra brasileira no início do século XX. Primeiro, procura refletir sobre a frequentação das sessões de cinema em Uberlândia/MG; depois, sobre a agência negra a partir e para além das salas de projeção. Argumenta-se que este eixo de análise permite observar uma nova série de protagonismos, projetos e projeções individuais e coletivas tanto no campo dos estudos do Pós-Emancipação quanto da História Cinema Brasileiro.

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How to Cite
Bouillet, R. F. (2020). Cinema-going of the black Brazilian population in the first half of the 20th century. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 12(33), 383–401. Retrieved from https://abpnrevista.org.br/site/article/view/972
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Artigos
Author Biography

Rodrigo Fagundes Bouillet, CEFET/RJ

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004). Membro do Grupo de Pesquisa Racismo, Discurso e Cinema Negro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3217461455239916). Organizador do cineclube Tela Brasilis (MAM-RJ, 2003-10) que deu origem à Associação Cultural de mesmo nome (2007). Atua no movimento cineclubista desde 2006, tendo exercido diversos cargos e funções na Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ). Foi Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura (SAv/MinC, 2008-12) e Coordenador-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual (SAv/MinC, 2013). Representante titular do segmento Audiovisual no Conselho Estadual de Política Cultural (2016-17). Tem interesse sobre os seguintes temas no campo do Cinema Brasileiro: 1) história, historiografia; 2) cineclubismo, formação de plateia, difusão, exibição, direitos autorais; 3) economia política, direitos culturais, políticas públicas; 4) raça e classe, antirracismo, ações afirmativas.