O DISCURSO ANTI-ESTADUNIDENSE LEVADO ÀS TELONAS PELO FILME PANTERA NEGRA

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Domingos Alves de Almeida
Suzete Gaia
Herli de Sousa Carvalho

Abstract

O filme Pantera Negra foi lançado em 2018 e se tornou uma das maiores bilheterias do cinema mundial, com mais de 1,3 bilhões de dólares arrecadado. Protagonizado pelo primeiro super-herói negro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), além de promover a valorização da espacialidade africana, apresenta um discurso crítico à cultura política belicista da comunidade internacional, com foco nos Estados Unidos. Para verificar a profundidade dessa abordagem, este trabalho analisa o discurso anti-estadunidense presente na narrativa do longa-metragem. Para o estudo recorremos à Medeiros (2018), Gomes e Carvalho (2019), Viana (2018) e utilizamos os aportes teóricos e metodológicos da análise fílmica na perspectiva de Aumont e Marie (2012) e Vanoye e Goliot-Lété (2012) e Análise de Discurso francesa (ORLANDI, 2010).

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How to Cite
Almeida, D. A. de, Gaia, S., & Carvalho, H. de S. (2021). O DISCURSO ANTI-ESTADUNIDENSE LEVADO ÀS TELONAS PELO FILME PANTERA NEGRA. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 13(37), 222–245. Retrieved from https://abpnrevista.org.br/site/article/view/910
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Artigos
Author Biographies

Domingos Alves de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Integrante do Emerge (Centro de Pesquisa e Produção em Comunicação e Emergência). Graduado em Comunicação Social pela Uiversidade Federal do Matanhão.

Suzete Gaia, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) com mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus Imperatriz

Herli de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra (2005) e Doutorado em Ciências da Educação - Universidad Del Norte - UNINORTE (2009), Doutoranda em Salud Pública na Universidad Americana em Asunción - PY, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é Professora Adjunto II no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão, no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia - CCSST em Imperatriz - MA.