AGORA TAMBÉM RESTA UMA FOTO QUE O RETRATISTA DEIXOU: MULHERES NEGRAS SOB O OLHAR, A LENTE E O FOCO DE IERÊ FERREIRA.

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Sylvia Helena de Carvalho Arcuri

Abstract

Este artigo tem como finalidade apresentar as fotografias, especialmente os retratos de algumas mulheres negras, fotografadas por Ierê Ferreira e, a partir dessas fotos, estudar a possibilidade da fotografia servir como ferramenta para ativar a memória, não só a memória individual, mas também a coletiva. As personalidades fotografadas são importantes no cenário cultural afro-brasileiro e, junto com outras fotografias de Ferreira, fazem parte do momento de criação da memória futura da preservação da identidade cultural desse grupo. Identidade, memória e representação foram temas que perpassaram todo esse artigo e para abordá-los foram usados textos importantes que apresentam conceitos como o de identidade abordado por Stuart Hall em seu: livro Identidade cultural na pós-modernidade; os conceitos de memória e representação tratados no livro: Memória, a história, o esquecimento, de Paul Ricouer; os textos, sobre a fotografia, de Sunsan Sontag do livro Sobre la Fotografía, além de textos de Márcio Seligmann-Silva e Siegfried Kracauer.

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How to Cite
Arcuri, S. H. de C. (2011). AGORA TAMBÉM RESTA UMA FOTO QUE O RETRATISTA DEIXOU: MULHERES NEGRAS SOB O OLHAR, A LENTE E O FOCO DE IERÊ FERREIRA. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 2(5), 47–62. Retrieved from https://abpnrevista.org.br/site/article/view/338
Section
Dossiê Temático