MILTON NASCIMENTO: UM CANTOR DO MUNDO
Main Article Content
Abstract
Este trabalho, tendo como proposta de condução o conceito de lugares de memória, é um estudo elaborado a partir de duas obras fonográficas de Milton Nascimento, Minas e Geraes, lançadas, respectivamente, nos anos de 1975 e 1976 e que foram considerados pela crítica da época como a melhor tradução do “movimento” Clube da Esquina em suas propostas, representações culturais, musicalidade e poesia, como expressão da autonomia do grupo (não se pode esquecer que o próprio Milton, apesar do seu péssimo inglês, vinha fazendo fama no exterior e por lá estava assimilando as mais recentes influências das músicas norte- americana e europeia). Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton Nascimento e seus parceiros percebem a hora de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes mineiras e, em “Geraes” cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos do jazz americano, latino-americanos e o rock progressivo europeu.
Article Details
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).