PRESENTATION – LITERARY AND LINGUISTIC STUDIES IN PORTUGUESE AND OTHER LANGUAGES: THEORY, DISCOURSE AND TEACHING
Main Article Content
Abstract
Em cada canto em que se manifestam, a língua portuguesa e outras línguas utilizadas em território brasileiro agregam novos valores, experiências e beleza, potencializando sua variedade, sua habilidade de expressão e outros aspectos da riqueza que exibem. Desconstruídas, reformuladas e reestruturadas através do espaço e do tempo, essas línguas e suas literaturas carregam consigo a marca e a diversidade de muitos povos e culturas. Nesta edição especial, “Estudos linguísticos e literários em português e outras línguas: teoria, discurso e ensino”, reunimos 10 textos, dentre os quais identificamos 7 artigos e 3 ensaios, que trazem como foco de debate os seguintes tópicos: (i) a compreensão teórica das literaturas lusófonas, africana(s) e afro-brasileiras, inclusive pela comparação com outras literaturas; (ii) o discurso literário e não-literário nas línguas mencionadas, ou em diálogo com estas; e (iii) o ensino-aprendizagem desses idiomas e suas literaturas.
Article Details
Copyright Statement
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may lead to productive changes as well as increase impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).