NARRATIVAS DA INCLUSÃO QUILOMBOLA NO ESPAÇO UNIVERSITÁRIO DA UFSB
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Abstract
O objetivo deste artigo é registrar as narrativas dos quilombolas e dos pesquisadores pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) sobre a maneira pela qual a Universidade Federal do Sul da Bahia, frente ao processo de internacionalização curricular, consegue abranger as comunidades pertencentes aos quilombos. Este artigo pretende analisar o envolvimento da UFSB em relação às comunidades quilombolas localizadas da região sul da Bahia, da cidade de Itabuna. Num primeiro momento, apresentamos uma breve fundamentação teórica e na parte seguinte apresentam-se trechos das narrativas experenciadas ou construídas pelos participantes do Primeiro Círculo Cultural, evento ocorrido na UFSB. O manejo teórico da presente pesquisa foi consubstanciado, sobretudo a partir de Wittgenstein (1984), Barthes (1988), Bruner (1991), Bertaux (1999) e Sarlo (2007). Infere-se que o trabalho de inclusão ainda é parcial, ínfimo e deve ser contínuo.
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