IDADE E RAÇA COMO MARCADORES PARA SE PENSAR A INFÂNCIA

Conteúdo do artigo principal

Fabiana de Oliveira

Resumo

O objetivo central da discussão foi refletir acerca das categorias de idade e raça como importantes marcadores de diferença para pensarmos alguns aspectos que influenciam as experiências de ser criança e negra no Brasil. O estudo teve como objeto de análise os relatórios do UNICEF sobre a situação da infância no país. Articulamos como referencial teórico os estudos do campo das Relações Étnico-Raciais, da Sociologia da Infância e do Enfoque de Direitos. Os indicadores sociais encontrados apontam os graves problemas sociais que acometem as crianças negras e para a mudança desse cenário precisamos de políticas públicas e programas específicos buscando somar esforços para erradicar essas injustiças que tem como base o racismo estrutural e, para que isso também aconteça, precisamos conhecer e monitorar a situação que as crianças negras vivenciam em suas infâncias.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, F. de. (2021). IDADE E RAÇA COMO MARCADORES PARA SE PENSAR A INFÂNCIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(36), 547–572. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/997
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com estágio de doutoramento realizado no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (UM/Portugal). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).