IDADE E RAÇA COMO MARCADORES PARA SE PENSAR A INFÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo central da discussão foi refletir acerca das categorias de idade e raça como importantes marcadores de diferença para pensarmos alguns aspectos que influenciam as experiências de ser criança e negra no Brasil. O estudo teve como objeto de análise os relatórios do UNICEF sobre a situação da infância no país. Articulamos como referencial teórico os estudos do campo das Relações Étnico-Raciais, da Sociologia da Infância e do Enfoque de Direitos. Os indicadores sociais encontrados apontam os graves problemas sociais que acometem as crianças negras e para a mudança desse cenário precisamos de políticas públicas e programas específicos buscando somar esforços para erradicar essas injustiças que tem como base o racismo estrutural e, para que isso também aconteça, precisamos conhecer e monitorar a situação que as crianças negras vivenciam em suas infâncias.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).