‘IDA AO CINEMA’ DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Informado pelos estudos do pós-emancipação, pela crítica à historiografia clássica do cinema brasileiro e pela perspectiva do New Cinema History, o artigo tem como objetivo fazer alguns apontamentos sobre relações raciais através de experiências de “ida ao cinema” da população negra brasileira no início do século XX. Primeiro, procura refletir sobre a frequentação das sessões de cinema em Uberlândia/MG; depois, sobre a agência negra a partir e para além das salas de projeção. Argumenta-se que este eixo de análise permite observar uma nova série de protagonismos, projetos e projeções individuais e coletivas tanto no campo dos estudos do Pós-Emancipação quanto da História Cinema Brasileiro.
Detalhes do artigo
Como Citar
Bouillet, R. F. (2020). ‘IDA AO CINEMA’ DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 383–401. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/972
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).