‘IDA AO CINEMA’ DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Fagundes Bouillet

Resumo

Informado pelos estudos do pós-emancipação, pela crítica à historiografia clássica do cinema brasileiro e pela perspectiva do New Cinema History, o artigo tem como objetivo fazer alguns apontamentos sobre relações raciais através de experiências de “ida ao cinema” da população negra brasileira no início do século XX. Primeiro, procura refletir sobre a frequentação das sessões de cinema em Uberlândia/MG; depois, sobre a agência negra a partir e para além das salas de projeção. Argumenta-se que este eixo de análise permite observar uma nova série de protagonismos, projetos e projeções individuais e coletivas tanto no campo dos estudos do Pós-Emancipação quanto da História Cinema Brasileiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bouillet, R. F. (2020). ‘IDA AO CINEMA’ DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 383–401. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/972
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo Fagundes Bouillet, CEFET/RJ

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (PPRER) do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004). Membro do Grupo de Pesquisa Racismo, Discurso e Cinema Negro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3217461455239916). Organizador do cineclube Tela Brasilis (MAM-RJ, 2003-10) que deu origem à Associação Cultural de mesmo nome (2007). Atua no movimento cineclubista desde 2006, tendo exercido diversos cargos e funções na Associação de Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ). Foi Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura (SAv/MinC, 2008-12) e Coordenador-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual (SAv/MinC, 2013). Representante titular do segmento Audiovisual no Conselho Estadual de Política Cultural (2016-17). Tem interesse sobre os seguintes temas no campo do Cinema Brasileiro: 1) história, historiografia; 2) cineclubismo, formação de plateia, difusão, exibição, direitos autorais; 3) economia política, direitos culturais, políticas públicas; 4) raça e classe, antirracismo, ações afirmativas.