A SUBALTERNIZAÇÃO DO NEGRO BRASILEIRO: REFLEXÕES GERAIS ACERCA DAS POLÍTICAS DO ESTADO BRASILEIRO NA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930) E NO ESTADO NOVO (1937 – 1946)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo versa sobre a subalternização do negro no processo de implementação/consolidação do capitalismo no Brasil. Mais especificamente a reflexão apresenta aspectos gerais desse processo nos períodos finais da escravidão, pós-abolição, perpassando pela República Velha e Estado Novo (1937 – 1946), demonstrando que as políticas de Estado possuíam cunho racista e tiveram especificidades em cada ciclo histórico seja não os integrando ao mercado na formação do mercado de trabalho, ora criminalizando as práticas culturais e religiosas dos negros, ora as ressignificando para legitimar ideologicamente o ciclo de desenvolvimento. O que se observa é que o racismo foi elemento fundamental para implementação e consolidação do capitalismo no país. A pesquisa realizada é de base qualitativa com levantamento de dados em fonte bibliográfica e documental. A perspectiva conceitual de nossa interpretação é a teoria social crítica de Marx.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).