EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: BAIXADA FLUMINENSE UMA REGIÃO DEMOGRAFICAMENTE BANTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho versa sobre a influência da cultura e religiosidade do povo banto, na Baixada Fluminense, que mesmo espalhado por todo o território brasileiro do início ao fim da escravidão, permanece marginalizado como nação e religião, por guardar incompatibilidades com o racismo ocidental moderno. O objeto compôs-se pelos terreiros da região. A metodologia baseou-se em visitas de campo, entrevistas sacerdotais, uso da internet, e pesquisa bibliográfica. Com o resultado obtido, pretende-se desenvolver um material de contribuição historiográfica e pedagógica para aplicar no ensino básico e possibilitar a formação de professores das redes pública e privada de ensino nessa temática, como implementação da Lei. 10.639. Dessa forma, provocará a sociedade brasileira a mergulhar nela mesma, buscando entender aquilo que ainda não foi bem compreendido em função da negligência sobre o conhecimento da África e dos africanos dispersos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).