DEUS É BRANCO? UM ESTUDO SOBRE A RACIALIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DE DEUS NO PENTECOSTALISMO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No artigo sintetizo parte dos resultados de uma pesquisa sobre racismo no pentecostalismo realizada em uma congregação da Assembleia de Deus em Castanhal, Pará. Meu objetivo é elucidar a racialização das representações de Deus entre os pentecostais. Para tanto, a metodologia empregada foi a observação participante e realização de entrevistas. Analisei o material reunido à luz de uma perspectiva anticolonialista embasada em autores negros, pós-coloniais e decoloniais. Os resultados apontam que a racialização das representações de Deus entre os pentecostais resulta diretamente da racialização das representações divinas no Cristianismo. Graças aos impactos de transformações exógenas na religião, há, porém, uma transformação incipiente em curso no segmento pentecostal que assume cada vez mais, de modo consciente, a negritude como elemento constituinte de suas representações religiosas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).