ANÁLISE DO DESEMPENHO DE COTISTAS NEGROS E NÃO COTISTAS NOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA CARGOS DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DA UFRJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar se há diferenças substanciais no desempenho de cotistas negros e não cotistas nos concursos públicos para Técnico Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizados a partir de 2014, ano em que foi publicada a lei nº 12.990, que determinou a criação de cotas raciais destinadas às pessoas negras nos concursos públicos federais. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa é descritiva, de tal modo que as informações relativas ao desempenho dos candidatos foram extraídas do site da Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ. Em suma, as reflexões desse artigo apontaram que não há indícios de diferenças substanciais no desempenho de cotistas negros e não cotistas nos concursos públicos para TAE realizados pela UFRJ a partir de 2014. Sendo assim, não procede o argumento de que as cotas raciais permitiriam com que pessoas com baixos níveis de desempenho acessassem os postos laborais na administração pública.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).