EXPERIÊNCIAS AFRORREFERENCIADAS: A DANÇA NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo visa discutir a importância de experiências afrorreferenciadas para o ensino da dança no contexto da Educação Básica, como contribuição para a educação das relações étnico raciais. Comprometida com o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, busquei unir o potencial de transformação do ensino da dança a referenciais africanos e afrodiaspóricos. As reflexões apresentadas constituem-se também em um posicionamento político, ético e estético para a valorização da diversidade cultural que contempla a história e a cultura africana, afrodiaspóricas e indígena, a fim de fortalecer lógicas outras de pensar o corpo, a arte e a construção de mundo. Apresento como aportes teóricos: Noguera (2010; 2011), Cunha Jr. (2005), Conrado (2015; 2017) e Gomes (2005).
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).