EXPERIÊNCIAS AFRORREFERENCIADAS: A DANÇA NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Magali Maria dos Anjos Pinto

Resumo

Este artigo visa discutir a importância de experiências afrorreferenciadas para o ensino da dança no contexto da Educação Básica, como contribuição para a educação das relações étnico raciais. Comprometida com o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, busquei unir o potencial de transformação do ensino da dança a referenciais africanos e afrodiaspóricos. As reflexões apresentadas constituem-se também em um posicionamento político, ético e estético para a valorização da diversidade cultural que contempla a história e a cultura africana, afrodiaspóricas e indígena, a fim de fortalecer lógicas outras de pensar o corpo, a arte e a construção de mundo. Apresento como aportes teóricos: Noguera (2010; 2011), Cunha Jr. (2005), Conrado (2015; 2017) e Gomes (2005).

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Anjos Pinto, M. M. (2020). EXPERIÊNCIAS AFRORREFERENCIADAS: A DANÇA NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(31). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/837
Seção
Dossiê Temático