TRABALHAR É VIVER E TER SAÚDE! CONCEPÇÕES DE QUILOMBOLAS DO RECONCAVO DA BAHIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo apreender as concepções de indivíduos quilombolas acerca do trabalho. Pesquisa exploratória e qualitativa com 49 membros de duas comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano. A coleta se deu por entrevista semiestruturada, os resultados foram processados pelo software IRAMUTEQ que gerou gráficos e possibilitou a identificação de sete classes, nomeadas em acrodo ao conteúdo das palavras que as compõem. A descrição do trabalho e rotina revela-se como caminho natural para aquisição de bens de consumo, ser honrado e útil, estando associado a viver e ter saúde, porém, foi reconhecido como difícil e pesado. Para os quilombolas, as inadequações físicas do trabalho se constituem como determinante do processo de saúde-doença. Faz-se necessário implementação de ações que os orientem sobre a influência dos aspectos do trabalho em sua saúde.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).