BAQUE MULHER E SUAS RAÍZES NA MEMÓRIA CULTURAL/RELIGIOSA DO MARACATU NAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PERFORMANCE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em síntese o artigo que se segue afirma e a existência das performances presentes na linguagem loas do Maracatu Nação de Baque Virado. Tendo como diferencial o estudo de loas do Baque Mulher, um grupo composto exclusivamente por mulheres que transmitem através de suas escritas toda memória cultural religiosa das Nações de Maracatu de Baque Virado situadas em Recife-PE. Somado ao empoderamento e a luta do movimento feminista. Para tal digressão apoia-se, dentre outros, nas autoras: Anzalduá (2019), Butler (1990), Hooks (2013), Martin, (1997), Taylor (2015), que nos permite legitimar e visibilizar os estudos da memória e analisar as loas que transcorrem o campo da performance.
Detalhes do artigo
Como Citar
MOREIRA, V. de F. (2019). BAQUE MULHER E SUAS RAÍZES NA MEMÓRIA CULTURAL/RELIGIOSA DO MARACATU NAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PERFORMANCE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 28–46. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/764
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).