TRANSVERSALIZANDO UMA CONTROVÉRSIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DISCURSIVA AFRORREFERENCIADA

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Roberth De-Carvalho

Resumo

Significar socioculturalmente conteúdos científicos e tecnológicos nos currículos da Educação Básica requer um trabalho de mobilização pedagógica em plena dialogicidade. Essa mobilização é proposta em nível de interdiscurso no Ensino Médio, por condições de produção afrorreferenciada para a transversalização do tema da Supercondutividade, para ensinar Física potencializada pela linguagem Matemática. Para tanto, pelo interdiscurso comunitário, tomado pela análise de discurso de linha francesa, quanto aos sensos, saberes e significados de inovações tecnocientíficas, aplicamos a metodologia colombiana de investigação-ação-participativa (IAP), de Orlando Fals-Borda (1925-2008), para a formação discursiva afrorreferenciada de estudantes, dadas as implicações socioculturais de produtos inovativos em contraponto étnico-racial de pessoas que os produzem e que os consomem.

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Como Citar
De-Carvalho, R. (2020). TRANSVERSALIZANDO UMA CONTROVÉRSIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DISCURSIVA AFRORREFERENCIADA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 354–382. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/743
Seção
Artigos