“O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE”: DINÂMICAS DE NEGOCIAÇÃO E CONFLITO ENTRE TERREIROS E TRAFICANTES “EVANGÉLICOS” EM DUAS FAVELAS CARIOCAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo a seguir apresenta dados e reflexões sobre a violência empregada contra as religiões afro-brasileiras em algumas favelas cariocas após o vertiginoso crescimento de igrejas denominadas (neo)pentecostais. Há registros de terreiros sofrendo ataques e sanções, protagonizados por traficantes de drogas, pastores e moradores “em nome de Jesus” desde o final dos anos 80. Em 2006, o líder do tráfico de drogas em grande parte das favelas da Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, ordenou o fechamento de todos os terreiros nas áreas onde atuava. Em contrapartida, os terreiros permanecem em algumas áreas. Na favela da Serrinha, localizada no bairro de Madureira, a situação é igualmente multifacetada. Busca-se, dessa forma, compreender as múltiplas formas de aproximação, conflito e negociação travadas entre os diversos atores que compartilham o cotidiano desses lugares.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).