BAIRROS NEGROS: A FORMA URBANA DAS POPULAÇÕES NEGRAS NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um desafio importante na sociedade brasileira é pensar a situação de vida da população negra dentro da nossa realidade, como problema específico, englobando a cultura negra e o racismo antinegro estrutural, a partir da perspectiva da própria população negra. Inserindo em conjunto com a situação de vida a educação, através dos conceitos de complexidade sistêmica e transdisciplinar, superando o paradigma eurocêntrico, os limites das disciplinas e da simplicidade de modelo de abstração. Bairros negros e forma urbana negra são proposições para atingir os objetivos de renovação cientifica. Este artigo tem, como finalidade, pensar os caminhos da educação da população negra de uma forma territorializada contida na realidade vivida dos bairros negros. As cidades e os bairros permitem pensar a realidade do racismo antinegro estrutural espelhado nas estruturas edificadas ou não, e as formas urbanas negras são conceitos, abstrações cientificas que explicam a formação e o funcionamento das estruturas das cidades e das suas instituições, dentre elas a educação das populações negras.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).