MULHERES NEGRAS: UM MARCADOR DA DESIGUALDADE RACIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A questão racial é um dilema nos países que consideram o negro como um subcidadão, portanto em desigualdade com os brancos em diversos aspectos. O objetivo do estudo foi fazer um ensaio teórico sobre a questão da raça para o brasileiro, perpassando pela construção do termo raça, formação biológica do povo, relações raciais e mito da democracia racial. O estudo tem como contribuição ampliar a discussão sobre as questões raciais na sociedade e desconstruir olhar discriminatório sobre um fenótipo que está fora da normalidade cultural de determinada classe social. Afinal, que culpa tenho das minhas características fenotípicas que não tive o livre arbítrio de escolher e não foi provocado por mim, mas age contra mim, cuja causalidade é cultural por não atender a normalidade hegemônica.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).