ARTE AFRO-BRASILEIRA: CONTRAPONTO DA PRODUÇÃO VISUAL NO BRASIL

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Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos

Resumo

A arte afro-brasileira surgiu à revelia da arte oficial, que era de perfil eurocêntrico e
branco. Seus autores foram mantidos fora do circuito oficial das artes plásticas nacionais, a
exemplo da academia e galerias. Fruto de entrecruzamentos, a arte afro-brasileira não se
constituiu em uma escola estilística. Ela é oriunda de conflitos e negociações entre experiências
sensíveis nativas, europeias e africanas. As identidades locais exigem cada vez mais espaço no
sistema da arte contemporânea. Entender-se como artista e negro ou negra implica em agenciar
a identidade, percebendo-a como instrumento político essencial para a sobrevivência no circuito
profissional das artes visuais na atualidade.No terreiro de candomblé ou na galeria, a arte afrobrasileira continua sendo um contraponto ao discurso visual eurorreferenciado, um ato de
resistência cultural negra.

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Como Citar
Mattos, N. C. S. B. de. (2019). ARTE AFRO-BRASILEIRA: CONTRAPONTO DA PRODUÇÃO VISUAL NO BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(27), 165–183. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/670
Seção
Dossiê Temático