A FORÇA DO FEITIÇO: TRADIÇÃO ORAL, AFRO-MEMÓRIAS E HISTORIOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
a temática do artigo são as representações acerca do feitiço pesquisadas por meio de fontes manuscritas, depoimentos orais (entrevistas) e bibliografia. A partir da experiência de pessoas que teriam vivenciado na família os malefícios do feitiço, buscou-se encontrar referências na historiografia para construir uma análise desse fenômeno que pode ser considerado um “de longa duração”, segundo a expressão do historiador Fernando Braudel. Tais narrativas estão presentes, sobretudo, na população afrodescendente, pois trata-se de uma interpretação advinda dos antepassados na condição de escravizados no processo da diáspora dos africanos no período moderno.
Detalhes do artigo
Como Citar
Silva, J. B. R. da. (2018). A FORÇA DO FEITIÇO: TRADIÇÃO ORAL, AFRO-MEMÓRIAS E HISTORIOGRAFIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(26), 202–219. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/646
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).