MOTIVAÇÕES E INSERÇÃO DAS E DOS JOVENS AFROPERUANOS AO MOVIMENTO AFROPERUANO: EXPERIENCIA DA ASHANTI PERÚ – REDE PERUANA DE JOVENS AFRODESCENDENTES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo compreender as motivações das e dos jovens afroperuanos para começar o ativismo na Ashanti Perú, a maior organização de jovens afrodescendentes no Peru, e analisar o seu processo de inserção para a participação política. O problema da ausência de lideranças jovens afroperuanos e afroperuanas que possam contribuir na luta das e dos afroperuanos em espaços políticos está motivando o movimento afroperuano para importância de promover uma renovação geracional para que as e os jovens afroperuanos continuem a luta pelos diretos humanos das e dos afrodescendentes. Na pesquisa, o principal instrumento de coleta de dados de campo foi a elaboração de um grupo focal aplicado às lideranças da Ashanti Perú em Lima.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).