“VIAM A GENTE ASSIM (...), OS NEGUINHOS”: MEMÓRIAS DO RACISMO DURANTE A DISSEMINAÇÃO DA CAPOEIRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA (1950-1970)

Conteúdo do artigo principal

Jonatan dos Santos Silva
Felipe Eduardo Ferreira Marta
Isabele Pires Santos Soler

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar as vertentes do racismo geradas durante o processo de disseminação da Capoeira em Vitória da Conquista-BA, analisando os relatos guardados nas memórias dos Mestres de Capoeira, apontados na cidade como os principais disseminadores dessa prática corporal a partir da década de 1950 até 1970. Para tanto, buscou-se como base teórico-metodológica as produções de Nora (1993), Fentress e Wickham (1992), Portelli (1997) e Meihy (2010). As lembranças dos conflitos guardadas na memória dos mestres possibilitaram investigar os meandros do processo de disseminação da Capoeira, e de como o racismo esteve presente ao longo do desenvolvimento histórico da cidade. Os resultados apontam a presença do racismo e exclusão socioeconômica, evidenciando a divisão econômico-espacial, que colocou a Capoeira às margens durante o período evidenciado neste estudo.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, J. dos S., Marta, F. E. F., & Soler, I. P. S. (2019). “VIAM A GENTE ASSIM (.), OS NEGUINHOS”: MEMÓRIAS DO RACISMO DURANTE A DISSEMINAÇÃO DA CAPOEIRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA (1950-1970). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(28), 283–309. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/630
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Felipe Eduardo Ferreira Marta

Licenciado em Educação Física pela UNESP; Doutor em História pela PUC-SP; Pós-Doutorado pela Virginia Tech-USA; Professor Titular do Departamento de Ciências Naturais (DCN); Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB; Docente do Curso de Educação Física, vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde-DCS da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC; Coordenador do Grupo de Pesquisa CORPORHIS - História, Corpo e Cultura. Email: fefmarta@gmail.com

Isabele Pires Santos Soler

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (1994). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - UESB. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, É professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Departamento de Saúde I. Tem experiência na área de Educação com ênfase em relações etnicorraciais, capoeira e história e cultura da população negra no Brasil; escola, educação física escolar, educação inclusiva.