O OUTRO QUE ME OLHA: UMA APRESENTAÇÃO AO ENSAIO ORFEU NEGRO DE JEAN-PAUL SARTRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa constituir chave de leitura ao ensaio de Jean-Paul Sartre Orfeu Negro (1948). Muito se falou do célebre ensaio do filósofo francês acerca do racismo, no entanto algo que certamente está presente na leitura sartriana, e que foi negligenciado, é o lugar do olhar enquanto elemento de constituição da identidade – categoria central ao existencialismo. De tal modo que buscou-se aqui estabelecer o papel do referido conceito no decurso histórico em que se constitui as análises de Sartre e suas implicações para a leitura do problema objetivado pelo filósofo.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rodrigues, T. (2016). O OUTRO QUE ME OLHA: UMA APRESENTAÇÃO AO ENSAIO ORFEU NEGRO DE JEAN-PAUL SARTRE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 371–381. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/56
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).