A DEMANDA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA POR EDUCAÇÃO: UM LONGO TRAJETO ATÉ A LEI 10.639/03
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Sem nenhuma pretensão de apresentar toda a história do movimento social negro brasileiro, neste artigo ousamos recuperar apontamentos históricos que ajudam a compreender por que a educação se tornou uma demanda da população negra. A longa história de luta pelo direito à escola e à educação sempre se constituiu como pauta do movimento social negro, com registros sistemáticos, desde os tempos da Frente Negra Brasileira. Enquanto uma conquista legal, a Lei 10.639/03, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 representa um avanço importante, mas, ainda são desafios as resistências e incompreensões por parte dos gestores, e dirigentes no nível municipal, estadual e federal, para a sua plena implementação.
Detalhes do artigo
Como Citar
Oliveira, W. T. F., & Machado, C. E. D. (2018). A DEMANDA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA POR EDUCAÇÃO: UM LONGO TRAJETO ATÉ A LEI 10.639/03. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 314–339. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/542
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).