IDENTIDADES RACIAIS NAS AULAS DE LÍNGUAS E INTERSECÇÃO COM GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCURSOS PRODUZIDOS POR ALUNAS/OS
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Resumo
O presente artigo se refere as identidades de raça, gênero e sexualidade nas aulas de língua inglesa. O Objetivo deste artigo é analisar e compreender o significado que as/os estudantes atribuem as identidades raciais, as quais fazem intersecção com as identidades de gênero e de sexualidade, no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Assim, neste artigo procuraremos responder as seguintes perguntas de pesquisa: o que os discursos das/os estudantes revelam acerca das identidades raciais, de gênero e de sexualidade na sala de aula de língua inglesa? E, como a língua inglesa pode colaborar na (des)construção de tais identidades? Para isso, utilizamos o referencial teórico de Ferreira (2006, 2012, 2015), Bento (2002), Cavalleiro (2014), Gomes (2005), Hall (2011), Louro (2000 2013), Butler, (2000), Melo (2015), Moita Lopes (2002, 2003), Woodward (2013). No que concerne a metodologia, foi através de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica desenvolvida no ano de 2017. A geração de dados foi com questionário, narrativas autobiográficas e entrevistas de grupo focal, com 4 alunas e 4 alunos de um Colégio Estadual do Paraná, considerando o quesito cor/raça das/os entrevistadas/os. O resultado da pesquisa revela que as identidades raciais são alvos de racismo e preconceito na sala de aula, ocorrendo com mais intensidade quando interccecionadas com as questões de gênero e de sexualidade. Dessa maneira, as conclusões apontam para o benefício e a necessidade de utilizar o ensino de língua inglesa como instrumento de empoderamento para desestabilizar às relações de poder existentes ao binarismo de homem/mulher, negra/o/branca/o, heterossexual/homossexual, no intuito de construir um mundo mais humano através do ensino de línguas/inglês.
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