A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA SOBRE OS NEGROS NO BRASIL: UMA BREVE REFLEXÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A história dos negros no Brasil é marcada por uma mentalidade racista e segregacionista, inclusive, legitimada pelo Estado. Nesse cenário várias teorias científicas foram formuladas a fim de compreender a presença dos negros na sociedade brasileira e suas relações. O presente trabalho tem como objetivo analisar as teorias desenvolvidas no Brasil a respeito da formação social nacional com um foco especial na atuação da escola paulista em meados do século passado a fim de compreender a maneira como foram forjados discursos identitários para esses sujeitos históricos que muitas vezes legitimaram ações de empoderamento do racismo. A análise dessa produção discursiva é realizada à luz da concepção de discurso bakhtiniana. A pesquisa está baseada em uma revisão bibliográfica sobre o tema e em uma abordagem empírico-analítica.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).