ARTICULAÇÃO ENTRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

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Andréia M. Cunha
Elzelina D. Santos
Iara P. Viana
Karla C. Cerqueira
Mariana P. A. S. Brandão
Rogéria C. Alves

Resumo

O campo das políticas públicas educacionais configura-se como espaço de tensões e debates que reverberam emergências postas pelas desigualdades sociais e educacionais. Desigualdades estas decorrentes de fatores históricos e políticos que precisam ser colocados em pauta mediante o desafio de formular projetos e propostas pedagógicas para a educação básica, especialmente no âmbito da escola pública. Ainda, ao considerar a necessidade de articular conteúdos e práticas docentes, capazes de abarcar as diversidades, sobretudo a diversidade étnico-racial, outros desafios são postos ao campo de proposição de políticas públicas. A articulação entre iniciação científica e a promoção da igualdade racial se apresenta neste cenário como alternativa metodológica e política em resposta a estes desafios. Este artigo visa apresentar o processo de formulação dessa metodologia, bem como estratégias institucionais possíveis para a sua implementação no campo da gestão educacional pública.

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Como Citar
Cunha, A. M., Santos, E. D., Viana, I. P., Cerqueira, K. C., Brandão, M. P. A. S., & Alves, R. C. (2018). ARTICULAÇÃO ENTRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 230–242. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/538
Seção
Caderno Temático