ARTICULAÇÃO ENTRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O campo das políticas públicas educacionais configura-se como espaço de tensões e debates que reverberam emergências postas pelas desigualdades sociais e educacionais. Desigualdades estas decorrentes de fatores históricos e políticos que precisam ser colocados em pauta mediante o desafio de formular projetos e propostas pedagógicas para a educação básica, especialmente no âmbito da escola pública. Ainda, ao considerar a necessidade de articular conteúdos e práticas docentes, capazes de abarcar as diversidades, sobretudo a diversidade étnico-racial, outros desafios são postos ao campo de proposição de políticas públicas. A articulação entre iniciação científica e a promoção da igualdade racial se apresenta neste cenário como alternativa metodológica e política em resposta a estes desafios. Este artigo visa apresentar o processo de formulação dessa metodologia, bem como estratégias institucionais possíveis para a sua implementação no campo da gestão educacional pública.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).